Marketing Digital Acessível: como e por que fazer
Ontem eu estava escrevendo um post para a página da Sondery no Facebook e ao inserir a foto me deparei com a seguinte descrição da imagem gerada automaticamente pelo Facebook: “uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre”. Sinceramente, você acha que isso é suficiente para que uma pessoa que não está vendo a foto entenda o seu que está se passando nela?
A resposta é bem simples: “é claro que não”. Pergunte para uma pessoa cega quantas vezes ela já se viu nesta situação, ou pior: o leitor de tela apenas sinaliza que existe uma imagem ali e mais nada. Bem veja na nossa página do Facebook a foto e como ficou a audiodescrição que criamos (e que foi revisada pelo nosso consultor cego).
Então está na hora dos profissionais de marketing digital, agências de publicidade e marcas perceberem que não basta criar uma foto ou um vídeo e jogar nas redes sociais, é preciso trabalhar a acessibilidade disso. E eu vou te explicar os motivos para isso e o que precisa ser feito!
Não é só pelos 24%!
Quem trabalha com marketing digital sabe a árdua e suada luta diária para aumentar o alcance da marca e o envolvimento com as suas publicações. É bem difícil ser (e se manter) relevante em meio a tantas páginas e pessoas, não é mesmo? Ainda mais quando você está ignorando 24% da população brasileira.
A porcentagem acima representa a parcela dos brasileiros com alguma deficiência, um total de 45 milhões de pessoas. É gente pra caramba! E você pode ser a pessoa mais criativa do mundo, se a sua comunicação não for acessível, boa parte dessas pessoas não irão consumir ou entender nada do que você está dizendo. Para cada deficiência, há um recurso de acessibilidade comunicacional correspondente, vamos a eles?
Ah, mas como o título do tópico sugere, quando falamos de publicações acessíveis não estamos falando apenas dos 24%, o público impactado diretamente. Isso porque as pessoas têm amigos, familiares, colegas e conhecidos com quem convivem e conversam – inclusive sobre produtos e marcas. Fora que existem vários grupos de discussão de pessoas com deficiência que são ávidos por iniciativas acessíveis e inclusivas!
Como deixar os posts de imagem acessíveis
O Facebook e o Instagram são hoje as redes sociais mais usadas pelos brasileiros. Exatamente por isso as marcas entenderam que precisam marcar presença por lá. E apesar de ambas terem probleminhas de acessibilidade, é possível criar conteúdo acessível e inclusivo por lá.
Todas as imagens que você publicar precisam ter uma audiodescrição. É um texto descritivo que irá dizer exatamente o que está na imagem, para que os leitores de tela possam ler para as pessoas que tenham alguma deficiência visual possam entender o que aquela imagem representa.
Este trabalho não é tão simples e intuitivo quanto parece, mas não se desespere, pois a Sondery tem algumas soluções que podem te ajudar nessa hora!
- Workshop de Audiodescrição da Sondery: você quer aprender a fazer audiodescrição da maneira correta (ou então treinar a sua equipe de conteúdo inteira para isso)? Fale com a gente que nós faremos uma proposta personalizada para atender às suas necessidades!
- Pacote de audiodescrição: se a sua empresa já está sobrecarregada de trabalho (a gente conhece a rotina de agência, não sobra tempo para nada mesmo), mas você entendeu a importância da acessibilidade, nós te oferecemos a solução prontinha para você: faremos as audiodescrições da suas imagens com a revisão de um consultor cego.
- Você faz as descrições a gente só revisa: o terceiro serviço contempla apenas a revisão das suas descrições. Todas as revisões são feitas por um consultor cego especialista em audiodescrição, para garantir que todo mundo entenderá o que você quer mostrar nas imagens. Este serviço geralmente funciona bem quando você já fez o nosso curso e dar continuidade ao conteúdo de qualidade.
Bom, agora não tem mais desculpa para não fazer posts de Facebook e Instagram acessíveis, né? Entre em contato conosco que te apresentaremos os nossos diferentes planos e teremos o prazer de criar um pacote personalizado para a sua necessidade.
Os recursos para criar vídeos acessíveis
Se você cria muito conteúdo em vídeo, você vai precisar de três recursos básicos para deixá-los acessíveis.
- O primeiro é a audiodescrição, uma voz gravada que irá descrever, assim como falamos nas imagens dos posts, o que o vídeo está mostrando
- A segunda, um intérprete de Libras, que irá traduzir o conteúdo do Português para a Língua Brasileira de Sinais, para que todos os surdos não alfabetizados em Português possam compreendê-lo com maior facilidade.
- O terceiro, e o mais comum, é a criação de uma legenda para o vídeo que contemple a transcrição de todo o áudio.
É preciso fazer uma observação neste ponto: tem muita gente que ainda acha que os recursos de acessibilidade que eu citei ATRAPALHAM quem não tem nenhuma deficiência. “Fica muito poluído”, já ouvi dizerem. Mas a verdade é que se o vídeo for pensado para ser acessível desde o começo, os recursos são incorporados de forma tão natural ao contexto do vídeo que até darão mais valor ao conteúdo.
Quer ver um exemplo de recursos de acessibilidade bem feitos em um vídeo? Nós aqui na Sondery produzimos um programa de entrevistas chamado Mudando de Assunto (este link te leva para um texto onde explicamos melhor o formato do programa), onde as audiodescrições eram feitas pela própria apresentadora e entrevistado e a intérprete de Libras estava dentro do contexto do programa (e inclusive fez pequenas contribuições para as entrevistas, que enriqueceram a experiência para quem está assistindo).
Não sabe como criar vídeos acessíveis? Bem, não quero soar repetitivo, mas pode chamar a gente que teremos o maior prazer em analisar o seu projeto e fazer uma proposta para deixar os seus vídeos incríveis!
Seja acessível desde o planejamento
Já deu para perceber que quanto antes você pensar em acessibilidade mais fácil e melhor ela vai ser, não é mesmo?
Então sempre que for iniciar um novo planejamento, seja de uma ação promocional, um vídeo, uma estratégia de conteúdo para redes sociais ou até mesmo uma campanha de email marketing, pense que ela precisa nascer acessível, para que você não precise fazer remendos e gambiarras no final – que sairão mais caros e provavelmente terão um resultado pior.
Das redes sociais para um site ruim?
Tudo bem, vamos supor que a partir de agora você só faz publicações no Facebook com audiodescrição, todos os seus vídeos têm os recursos necessários e os novos projetos já nascem com o DNA da acessibilidade e inclusão! Para onde você vai direcionar todo este tráfego?
Já falamos aqui no nosso blog que o acesso à internet é um direito constitucional e fundamental de todos, ou seja, o seu site precisa ser acessível! Então que tal aproveitar que você vai investir em conteúdo acessível para as suas campanhas de marketing digital e também fazer uma avaliação do seu site, para averiguar se ele obedece as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web?
Como Sondery faz a coisa certa
Aqui na Sondery a gente respira acessibilidade e inclusão o tempo todo – tanto no nosso próprio conteúdo, como nas nossas iniciativas e, é claro, nos projetos dos nossos clientes.
Nós criamos uma metodologia de trabalho que nos garante ao mesmo tempo seguir o lema Nothing About Us Without Us (Nada Sobre Nós Sem Nós) e ser uma consultoria sustentável. Ou seja, todos os projetos feitos pela Sondery (sejam internos ou para os nossos clientes) sempre contam com consultores com deficiência.
Desta forma, nós garantimos a qualidade das nossas entregas, pois a acessibilidade será feita com a ajuda de quem de fato utiliza estes recursos, e também geramos oportunidades de trabalhos remunerados para pessoas como deficiência que são especialistas em acessibilidade. Bem bacana, né?
Deu vontade de conhecer a Sondery? Você pode marcar para tomar um café com a gente para falarmos dos seus projetos. Ah, e não deixe de acompanhar o nosso Facebook para saber das novidades e seguir o nosso canal do YouTube, onde quinzenalmente estamos publicando novos episódios do Mudando de Assunto! 😉