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Por que descrever as imagens do seu site e dos seus posts

Foto de um fone de ouvido branco sobre um teclado de notebook.

Imagine que você é uma pessoa cega e deseja fazer uma compra. Ao entrar no site de uma determinada empresa, percebe que as imagens postadas sobre os serviços e produtos disponibilizados não possuem nenhuma descrição. Isso é o que acontece com milhares de brasileiros com deficiência visual cotidianamente.

Se você tem um blog ou um site institucional e ainda não inclui descrições nas fotos e imagens, é chegada a hora de incluir essa etapa no seu planejamento de conteúdo.

Como a gente sabe que nem todos estão familiarizados com a forma com a qual as pessoas cegas utilizam o computador, vamos partir do princípio. Existem programas leitores de tela capazes de transformar em áudio toda e qualquer informação exibida pelo computador. Dessa forma, é possível fazer compras, visitar sites, acessar redes sociais, ler livros, entre outras tarefas.

Apesar de toda essa tecnologia, os leitores de tela ainda não conseguem descrever imagens. Já existem aplicativos baseados em inteligência artificial com esse intuito, mas eles ainda não chegaram nem perto de uma descrição humana. Por este motivo, quando um cego entra no seu site ou no seu blog e se depara com imagens sem descrição, ele fica literalmente no escuro.

Ampliação de potenciais consumidores

Descrever as imagens, além de uma atitude de responsabilidade social, também é uma estratégia de negócio. Proporcionar uma boa experiência de compra e de consumo de informação é crucial para angariar mais clientes e potenciais consumidores. Eu, por exemplo, já fui impedido de comprar um tênis pela internet por causa da falta de descrição dos produtos. A impressão que eu tenho dessa marca atualmente é extremamente negativa.

Nos últimos anos, diversas marcas passaram a incluir descrições nos posts publicados nas redes sociais. O ganho de marca foi extremamente positivo. Algumas dessas empresas afirmam ter ampliado a comunicação com públicos que antigamente não eram impactados pelos esforços tradicionais de comunicação.

Ganhos de SEO

O Google leva em conta uma série de fatores de rankeamento para posicionar um site nos resultado de pesquisa. Alguns são guardados a sete chaves. Mas eu tenho uma boa notícia para você. Um dos atributos conhecidos e bem vistos pelo buscador é a inclusão de texto alternativo, (alt text), forma pela qual é possível adicionar descrições de imagens em sites.

Hoje, as principais plataformas de conteúdo já possuem um campo para a inclusão de texto alternativo logo depois de adicionar alguma imagem no site ou em algum post de blog. Se esse não for o seu caso, você terá que recorrer à boa e velha linguagem de programação HTML. Independentemente de qual método você utilizar, o fato é que você poderá ter bons ganhos de SEO, conjunto de técnicas utilizadas para otimizar os sites para aparecerem nos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Mas afinal, como eu descrevo minhas imagens?

Se você chegou até aqui, agora você entende a importância de descrever as imagens para pessoas cegas. Eu sei que nesse momento bate a dúvida: mas meu deus do céu, como eu faço isso? Calma, não se desespere. Comece da forma mais simples, traduzindo em palavras o que está na imagem.

Caso queira aprender as técnicas e melhores práticas da descrição de imagens para a web, você pode conversar com a gente aqui da Sondery, pois temos cursos para empresas, marcas e agências que querem começar a descrever as imagens do jeito certo, seja no site ou nas mídias sociais.

Ah, e um profissional muito importante nesse processo é o consultor em audiodescrição. Ele geralmente tem deficiência visual e é capacitado para essa tarefa – não basta ser cego, é preciso ter o conhecimento específico. A Sondery já fez um post sobre a importância e o papel do consultor em audiodescrição.

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