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Por que a acessibilidade é fundamental em uma estratégia de negócio

Ilustração de um homem negro em uma cadeira de rodas com um notebook no colo. À direita dele há um alvo com uma flecha no centro.
Ilustração de um homem negro em uma cadeira de rodas com um notebook no colo. À direita dele há um alvo com uma flecha no centro.


Quando falamos que a acessibilidade pode representar uma vantagem estratégica para uma marca ou empresa, muita gente não percebe o caráter fundamental desta afirmação. Muito por desconhecerem a verdadeira “estratégia”, que nada tem a ver com planos, planejamento, tático, ideias, projetos… Nada disso, estratégia é o âmago de um negócio, muito mais profundo e conceitual. É lá, na base de todo o racional de uma empresa, que deve estar a acessibilidade.

Ao definir a estratégia de um negócio, a pessoa geralmente vai precisar responder algumas perguntas norteadoras. É aqui que fica clara a necessidade da acessibilidade. 

Quem é seu público alvo? Independente da resposta que você der, eu te garanto: há pessoas com deficiência dentro da sua segmentação. O único recorte possível de público sem pessoas com deficiência é “pessoas sem deficiência”. E, se você fizer essa escolha, estará excluindo consciente e propositadamente as pessoas com deficiência, o que espero que esteja claro que é algo erradíssimo a se fazer. As pessoas com deficiência representam 18% da população brasileira e estão em todas as esferas sociais e econômicas; são consumidoras

Quais competências precisamos para atingir sucesso? Se você sabe que parte do seu público tem alguma deficiência, como apontei acima, então é mais que óbvio que para atingir o sucesso, você precisa de habilidades e conhecimentos na área de acessibilidade e inclusão, o que pode ser alcançado tanto com treinamentos da sua equipe quanto contratando uma consultoria externa para realizar estes serviços. Estamos falando em como alcançar e atender as pessoas com deficiência com serviços, produtos e comunicação acessíveis.

Como vamos superar a nossa concorrência? Se você for um pioneiro em acessibilidade no seu setor, parabéns, estará em grande vantagem competitiva. Caso seu concorrente já invista em acessibilidade, isso significa que se você não o fizer estará começando atrás. Portanto, faça. E faça melhor ainda: invista em uma acessibilidade mais criativa, que melhore ainda mais a experiência de consumo do seu produto ou serviço para todas as pessoas.

Qual empresa do mercado é um modelo de sucesso pra você? As maiores e mais admiradas empresas do mundo hoje estão investindo em acessibilidade e inclusão como forma de melhorar os produtos e as soluções. Times mais diversos são mais criativos, com mais pontos de vista. Produtos acessíveis são para mais pessoas. Microsoft e Google estão fazendo grandes avanços nessas áreas e recomendo se inspirar nas jornadas deles.

É por isso que insistimos tanto que a acessibilidade precisa ser pensada desde o começo, a ponto de fazer parte da cultura organizacional, de refletir nos planos e decisões táticas, dos processos internos e externos, da comunicação, da relação com fornecedores e parceiros.

Quanto mais fundamentalmente presente e enraizada estiver a acessibilidade dentro da sua empresa, mais liberdade criativa você terá. As ideias já nascerão com o pensamento de que aquilo é para todos, não haverá necessidade de adaptações (ou gambiarras). O budget considerará os recursos necessários (Libras, audiodescrição e legenda), sem surpresas de orçamento ou correria para aprovar com o financeiro. O consumidor com deficiência estará sempre contemplado, sem brechas para a exclusão. 

É por isso que sempre repetimos: a acessibilidade é melhor quando pensada desde o começo. Por um mundo com experiências de consumo incríveis para todas as pessoas.

 

 

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