Mudando de Assunto com Bianca Reis

O Mudando de Assunto é o primeiro programa de entrevistas a convidar apenas pessoas com deficiência para falarem sobre qualquer outro assunto que não seja deficiência. Neste episódio falamos com a artesã e youtuber Bianca Reis. Acesse o canal da Bia.

Transcrição completa:

[Ana Clara] Você ainda acha que pessoa com deficiência precisa falar só sobre deficiência? É claro que não! Hoje a gente vai conversar com a Bia Reis, que ela é artesã. Está começando mais um Mudando de Assunto.
[audiodescrição] Vinheta do programa: ícones coloridos relacionados a diversos temas giram em torno do próprio eixo 3 vezes, se transformam no logo Mudando de Assunto.
[Ana] Olá! Estamos aqui no nosso cenário com fundo azul e um tablado vermelho, em três cadeiras brancas com pés metálicos e, entre cada cadeira, há uma mesinha com os copos de água apoiados. Eu sou a Ana Clara eu tenho cabelo castanho e cacheado a pele branca estou com um macacão preto, com a parte de cima estampado com flores. Ao meu lado esquerdo está a Erika, nossa intérprete de libras. Ela tem o cabelo trançado, com um rabo de cavalo, a pele negra, ela usa uma blusa estampada e uma saia preta. E hoje, a gente vai conversar com a Bia Reis. Seja bem-vinda, Bia! Tudo bem com você? Fala um pouquinho sobre você pra gente.
[Bia] Eu sou a Bia Reis, tenho 21 anos, tenho cabelo loiro, pele morena, vestido verde, sapato bege e tenho síndrome de down.
[Ana] Bom, mas… mudando de assunto, Bia, como que você começou a trabalhar com as mandalas? Desde pequena você gostava disso? Como que é essa história?
[Bia] Eu fiz um porta-jóia pra minha mãe e ela gostou. Assim foi surgindo meu ateliê. Aí eu fiz essa ideia de montar um ateliê e surgiu essa ideia
[Ana] E no ateliê, além das peças, você faz essas mandalas?
[Bia] Sim! Não só MDF. Eu faço em livros também.
[Ana] Em livros?
[Bia] Sim!
[Ana] Como que é fazer com os livros?
[Bia] Ss livros tem uma figura, que é uma mandala também. Não é como MDF e tudo. Tem um desenhinho, tudo, decorativo. Dependendo da cor. Eu gosto bem colorido. “Ah, peguei esse azul”, legal. Aí você vai lá e pinta um pouquinho. Tudo bem. Aí você pode mudar de cor, essas coisas.
[Ana] E quanto tempo você dedica pra pintar as mandalas?
[Bia] Ano passado que eu fiz o porta-jóia pra minha mãe, e ela adorou. Aí ela falou assim: “filha, você quer ir numa loja comigo?”. “Quero!”. Aí eu fui, fiquei encantada com essa loja Aí surgiu essa ideia do meu ateliê. Pra surgir. E que até agora, tá bombando!
[Ana] Tá bombando?
[Bia] Tá bombando!
[Ana] E o que você mais gosta de fazer no ateliê?
[Bia] O que eu mais gosto? É pontilhismo. Decupagem. Em tecido, tudo! Eu adorei fazer tudo.
[Ana] E o que que é o pontilhismo?
[Bia] Pontilhismo é como você pega o pinta bolinhas, da Pinta Fácil, pega um pouco de tinta pinga no desenho e vai colocando. Pinga um pouquinho na tinta e vai pontilhando. Dependendo, dá horas… Porque a mandala é muito grande, demora um pouco pra ser terminada. Mas você vai pontilhando, pontilhando ainda mais. Aí vai!
[Ana] Essa mandala aqui que você trouxe pra gente ver, você usou essa técnica do pontilhismo, né?
[Bia] Sim!
[Ana] e fica muito legal! Mas são muitos pontinhos mesmo!
[Bia] São.
[audiodescrição] Imagem pausada, Bia segurando a mandala. A mandala é um círculo de madeira, de aproximadamente 40cm de diâmetro e tem em baixo relevo o desenho de pétalas em diferentes tamanhos. O fundo é verde escuro e as pétalas são preenchidas com pontos de diferentes tamanhos nas cores amarelo, laranja, verde claro, branco e há detalhes em roxo.
[Ana] Quanto tempo você leva pra fazer essa mandala aqui? Quanto tempo você levou no total?
[Bia] No total? É… 24h. Eu faço. Dependendo da mandala. É grande, se é pequena. Se é grande, demora um bom tempo pra eu terminar. Aí demora um pouquinho sim.
[Ana] eu vou te passar a mandala, então, pra você mostrar como que é o processo. Primeiro… o que vem primeiro? Ela já vem nessa cor? Ela é verde desde o início?
[Bia] Não, ela já vem crua. Já vem crua, vem com MDF e tudo. Você passa a primeira mão de base. Depois você pensa qual é a cor do fundo aqui. Aí já vem com esses detalhes aqui ó, pronta. Não vem com pontilhismo, nada. Aí você pensa qual cor é aqui o miolo. Eu fiz amarelo. Aí depois fui acrescentando o laranja, e aqui de verde, e aqui de branco. Foi super legal. Aí foi mais ideias, e pontilhando essas partes aqui ó, que é um pontão que é meio complicado, pra mim fazer mas foi colocando devagar, pra não errar a mandala, porque essa mandala aqui vai pra minha exposição.
[Ana] Ah! E quando que vai ser essa exposição?
[Bia] Dia 15 de setembro
[Ana] E além das mandalas, vai ter outras peças nessa exposição?
[Bia] Sim! Vai ter as bandejas e vai ter quadros também.
[Ana] E só mais uma pergunta sobre esse pontilhismo, porque eu achei muito bonito. E eu sou uma pessoa.. eu sou muito torta, eu não consigo nem desenhar uma linha reta. Eu sempre fico muito assim
[audiodescrição] Ana faz um ziguezague com as mãos
[Ana] Como você faz pra não tremer ou errar? Que você falou que não dá pra errar, né? Se você errar, tem que começar tudo zero? Dá pra consertar? Como é isso?
[Bia] Não… Tem como consertar! Você erra, depois você apaga. Não tem como apagar. Porque essa aqui é MDF. Vem dura mesmo! E como você pinta aqui ó.
[AD] Bia aponta para a mandala
[Bia] essa parte bem fininha aqui. você pega o número 8, da Pinta Fácil, da pinta bolinhas. Aí você pinga aqui ó, vai devagarinho, sem errar. É porque eu já tenho técnicas.
[Ana] Ah tá
[Bia] Eu pesquiso técnicas na internet. Aí eu vejo, tenho mais ideias. Aí surgiu esse ateliê.
[Ana] E além de você pesquisar as técnicas, você também faz os tutoriais no youtube, né?
[Bia] Faço!
[Ana] Você é mais youtuber do que eu!
[Bia] Exato!
[Ana] E como que é gravar isso? Como que você começou a gravar? Pode deixar a mandala aqui do lado.
[audiodescrição] Bia apóia a mandala no chão, à direita dela.
[Ana] Aí fica mostrando na câmera, pra gente ver. E como que você fez o primeiro vídeo do YouTube, como foi?
[Bia] Foi um pouco nervosismo, né? Fiquei meio nervosa. E foi assim! Eu gravei com o Mauro, que é amigo meu também e foi surgindo essa parte do ateliê. Fiquei muito ansiosa demais, fiquei nervosa!
[Ana] eu também fiquei!
[Bia] Eu também! Aí foi essa parte que surgiu o meu ateliê.
[Ana] E no vídeo do YouTube, o que você faz no vídeo? Você vai dando o passo-a-passo?
[Bia] Sim, o passo-a-passo. Eu faço essa mandala também. Não é só a verde, tem laranja, tem verde, tem amarelo. Tem tudo. Aí você grava, tem vídeo-aulas pra todo mundo ensinar. Tem o passo-a-passo também. E se quiser ver. É só entrar no meu canal “Ateliê Bia Reis”. Só ir lá, ver, e aprender!
[Ana] Nossa, que legal! Eu vou ver também, depois. E nessa exposição, você vai só mostrar as suas peças, ou você também vai vender?
[Bia] Não, eu vou mostrar e vender, também! Porque agora eu sou artesã. Agora eu quero mostrar a minha vida, como que é. Surgiu esse ateliê meu. Não é só mandalas que eu faço também. Desde pequena eu gosto de arte. Tudo. Aí fiz o porta-jóia pra minha mãe. E ela gostou.
E nessa parte, surgiu o ateliê.
[Ana] E você estuda também né, Bia? Como que você organiza sua rotina, pra trabalhar no ateliê e também estudar?
[Bia] Os dois. Eu estudo no SED, né? Eu sou estudante e eu adoro pintar. Tem uma professora que é a Célia Porto. Ela me ajuda, eu ficava o dia todo com ela. E ela deu umas ideias pra mim fazer, aí eu fiz o porta-jóia com miçanguinhas, são difíceis pra colocar, porque elas são pequenininhas. Aí fui fazendo, e fazendo. Surgiu essa ideia. Depois fui pra casa. Aí minha mãe conversou: “Filha”, “Oi”, “Você tá emocionada de fazer um ateliê só seu?”, “Sim! Eu quero sim”. Aí foi essa parte, que desde pequena eu gosto de arte e tudo. Aí foi essa parte que eu montei o ateliê da Bia Reis! Foi ano passado, de 2017. Eu fazia. E foi, já tá fazendo um ano já que eu já tenho o ateliê e agora eu to muito feliz.
[Ana] Quando você começar a vender as suas peças também, né? Você tem o seu ateliê agora, você é uma empreendedora. O que você quer fazer, quando você começar a ter esse retorno? Os seus sonhos, assim, você quer comprar alguma? Você quer fazer alguma viagem? Porque empreender é muito difícil, mas também é muito bom, né? Quando a gente essa independência financeira, então, agora, quando você tiver o seu dinheiro, o que você quer fazer?
[Bia] Eu quero comprar uma casa nova, pra minha família morar
[Ana] Ah, uma casa?
[Bia] Sim, e um consultório para o meu primo que se formou em medicina ele vai morar comigo e com a namorada dele. Aí os dois vãos se casar e morar na mesma casa que eu to morando, na minha casa nova que eu vou fazer… não vou fazer né, eu vou, vou comprar essa casa nova fora da cidade. Porque essa casa que eu tô morando, é de aluguel. Eu não quero morar de aluguel, é chato, né? Mas… tô pensando em comprar uma casa e ainda na minha viagem, eu vou viajar pra Cancún.
[Ana] Ah! Você já foi pra Cancún alguma vez?
[Bia] Não, uma amiga minha foi. Porque lá faz bastante calor, bastante calor, e eu adoro calor! Eu odeio o frio, né? Aí foi… Pensando nessa viagem. Aí fui lá, falei com o amigo meu, que ele trabalha também. Falei “quanto custa essa viagem?”, “8 mil”. Vou economizar o meu dinheiro pra fazer essa viagem. Aí foquei nessa viagem. E eu vou nessa viagem.
[Ana] Não, tem que focar mesmo! Eu também quando tenho uma vontade de fazer alguma coisa, a gente tem que se programar e se planejar, né?
[Bia] Sim
[Ana] Mas além de viagem, eu sei também que você gosta de música!
[Bia] É, de música, é.
[Ana] E você gosta de ir em show? Eu adoro ir em show!
[Bia] Eu também, adoro ir em show também.
[Ana] E que show que você gosta? Que música que você gosta?
[Bia] Fernando e Sorocaba.
[Ana] Fernando e Sorocaba… é sertanejo, né?
[Bia] É sertanejo.
[Ana] Eu não conheço muito, mas deve ser muito legal o show.
[Bia] Eu adoro! Eu fui num churrasco da Band. Eu não sabia que eles iam ir lá, né? Aí quando… “Pri, esse churrasco é da faculdade?”, “Não”. Ela me enganou! Que era um churrasco da Band
[Ana] Da Band, da TV?
[Bia] Da Band FM.
[Ana] Ah, da rádio Band.
[Bia] Da rádio
[Ana] Rádio Bandeirantes.
[Bia] Aí eu já sabia que o Fernando e Sorocaba estão gravados pra cantar lá, aí eu já sabia, porque eu vi o carro do Fernando. Fiquei “Pri, eu preciso abraçar o Fernando” porque eu adoro ele, haha. Só penso no Fernando e Sorocaba. Só penso e falo dele. E dançar arrocha também! Eu adoro também!
[Ana] E sabe o que é muito legal? O sinal de música sertaneja é igual essa dança do arrocha, que a Erika fez agora, gostei. [audiodescrição] Erika dobra o braço direito com o punho fechado na testa. Ana imita o sinal.
[Ana] E… que mais, Bia? Tem alguma história que você queira contar, que eu ainda não tenha perguntado pra você?
[Bia] Eu tô namorando!
[Ana] Você tá namorando?
[Bia] Eu tô!
[Ana] E quer mandar um recado pro seu namorado?
[Bia] Eu quero. Oh Tiago, você é minha vida e eu te amo muito. Te amo!
[Ana] Ah que lindo! Onde que vocês se conheceram?
[Bia] Foi no SED, que ele estudava comigo também… que tinha uns 2 ou 3 anos, eu conheci ele numa balada. Ele foi, aí eu vi. Me deparei de cara a cara com ele e vi. “Oi Bianca, tudo bem?”, “Tudo”, “Qual seu nome?”, “Bianca”, “Nossa, que nome lindo”, “Quer namorar comigo?”, ”Quero”.
[Ana] Bia, muito obrigada pela sua presença! A gente tá muito feliz que você tá aqui e muito obrigada!
[Bia] Eu quero te dar uma coisa
[audiodescrição] Bia segura um cartão
[Bia] meu cartãozinho de visita pra você. Tem o meu logo “Ateliê Bia Reis”. Pra você ir na minha exposição.
[Ana] Ah eu quero, obrigada! E você tem um canal no YouTube também, né? Conta do seu canal. Fala o seu canal aí pro pessoal ir lá assinar e assistir seus vídeos.
[Bia] Ateliê Bia Reis
[Ana] Então é isso! Muito obrigada mais uma vez. Se você gostou do papo, deixe seu “curtir”, deixe seu comentário e não se esqueça se assinar o canal pra ficar por dentro de todas as novidades. Se você quiser conhecer mais o trabalho da Sondery entra no nosso site: www.sondery.com.br o link também vai estar na descrição do vídeo muito obrigada mais uma vez e até a próxima! 🙂
[audiodescrição] Todas acenam.