Ícone do site Sondery – Acessibilidade Criativa

Como deixar a sua empresa mais acessível para pessoas com deficiência

Vista por dentro há uma grande janela de vidro na qual há diversos post-its colados vermelhos, verdes, brancos, azuis e amarelos. Tanto à direita como à esquerda da janela há mesas brancas com cadeiras de escritório pretas encostadas, sobre o chão de carpete cinza.

Imagine a seguinte situação: você tem uma reunião de negócios super importante e descobre que a pessoa com quem você vai conversar é cadeirante. Ou surda. Ou cega.

Outra: sua empresa está crescendo — ótimo! Só que esse crescimento traz a responsabilidade de contratar pessoas com deficiência.

Tais situações podem acontecer com qualquer empresário. Afinal, as pessoas com deficiência estão presentes em todas as áreas de atuação, seja como colaboradoras, gestoras ou até líderes de empresas. Nada impede que você receba um cliente ou parceiro de negócios com essas características.

E a única maneira de se preparar é ter uma empresa acessível. Grandes corporações, como HP, Microsoft, Facebook, PwC e Senac já entenderam isso e são reconhecidas por suas práticas em acessibilidade e inclusão.

Você, como gestor que quer melhorar os seus negócios, também deve estar atento a esta realidade e deixar a sua empresa mais acessível! Não sabe como? A gente te dá as dicas!

Eliminar as barreiras físicas e de comunicação

A primeira coisa a ser feita para tornar a sua empresa mais acessível é adaptar o ambiente de trabalho. Se seu escritório tem apenas escadas, coloque rampas ou elevadores, adotando a sinalização sonora com descrição em braile. Ah, e também tem que ter um banheiro adaptado, claro.

Mas atenção: não adianta apenas sair construindo rampas e elevadores; é preciso fazer da maneira correta, para que eles sirvam ao seu propósito. Pois é mais frustrante para uma pessoa com deficiência chegar a um lugar que ela acredita ter acessibilidade, mas que não ajuda em nada. Como uma rampa com inclinação errada, um piso tátil que termina em uma parede ou um banheiro acessível com o tipo errado de privada. O melhor é contar com uma consultoria especializada em acessibilidade, que irá avaliar a melhor maneira de fazer estas mudanças.

Pense, também, nos materiais de comunicação da empresa. Sabe aquela campanha de marketing show de bola? E o vídeo institucional? Eles também devem ser compreendidos pelos colaboradores ou clientes com deficiência!

Contratar é preciso, mas incluir é ainda mais!

Ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se fala em inclusão no mundo corporativo. Não basta contratar, é preciso oferecer as ferramentas que o funcionário precisa para fazer bem o seu trabalho.

Reconhecer o que ele faz de melhor e as suas ambições profissionais, dando o treinamento e suporte necessários para o seu desenvolvimento — como, aliás, deve ser feito com qualquer outro profissional da empresa.

Com informação, é possível criar uma cultura de diversidade e inclusão e melhorar o clima organizacional, o que acaba se tornando uma vantagem estratégica para os negócios. Se quiser saber mais sobre o recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, a gente já falou sobre isso aqui no nosso blog.

Invista em um projeto de acessibilidade

Sem dúvida, as empresas que levam a sério essas questões são bem vistas no mercado. Mas não é fácil saber por onde começar.

Por isso, para não ter erro, conte com a consultoria da Sondery. Podemos identificar as suas necessidades, criar um projeto personalizado e executar todas as mudanças junto aos melhores fornecedores do mercado, tornando sua empresa mais acessível para todos.

Sair da versão mobile