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4 soluções de acessibilidade que sua empresa pode começar a fazer agora mesmo

Em um escritório, uma mulher branca de cabelos ruivos curtos, de casaco marrom e calça jeans, está em uma cadeira de rodas segurando um postit laranja, virada para uma porta de vidro onde há vários postits da mesma cor grudados. Ao lado esquerdo dela, um homem de camisa preta com listras brancas está em pé grudando um postit na porta.
Em um escritório, uma mulher branca de cabelos ruivos curtos, de casaco marrom e calça jeans, está em uma cadeira de rodas segurando um postit laranja, virada para uma porta de vidro onde há vários postits da mesma cor grudados. Ao lado esquerdo dela, um homem de camisa preta com listras brancas está em pé grudando um postit na porta.


Acessibilidade é lei e deve ser prioridade na sua empresa. A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos no assunto é construir rampas, elevadores, banheiros adaptados, etc. 

Tudo isso é muito importante, mas requer obras que levam tempo.  

Porém, você não precisa esperar tanto. Este artigo traz algumas soluções de acessibilidade que podem ser adotadas hoje mesmo para deixar a sua empresa mais acessível, algumas delas sem nenhum custo! Vamos ver?

1. Mantenha um ambiente de trabalho organizado 

Materiais ou equipamentos de uso coletivo, como bebedouros, café, impressoras, devem estar a uma altura que todos possam alcançar — inclusive pessoas com nanismo e cadeirantes. 

Outra medida importante é eliminar todos os obstáculos possíveis, deixando espaços livres para a passagem de cadeiras de rodas e muletantes.

2. Quebre a barreira da acessibilidade digital

Todos os canais da sua empresa, incluindo sites, redes sociais e campanhas, devem contar com recursos de acessibilidade digital, tais como: 

Legendas, Libras e audiodescrição em vídeos

O ideal é ter os três juntos, mas, se não for possível em um primeiro momento, comece com a legenda. O YouTube tem uma ferramenta que facilita a criação de legendas nos seus vídeos, sem a necessidade de ter um programa ou aplicativo específico para isso. Em vídeos mais simples, em apenas um ambiente e sem gráficos ou imagens, você pode pedir para que a própria pessoa que está participando do vídeo se descreva e descreva o ambiente. É importante ressaltar que a audiodescrição possui técnicas e regras específicas para possibilitar a formação imagética das cenas para os cegos, mas que esta forma simplificada pode ser um passo inicial enquanto você ainda não tiver um profissional  e um revisor de audiodescrição  fazendo a consultoria para os seus vídeos.

Com isso, você amplia o alcance do seu conteúdo e também suas vendas!

Texto alternativo ou descrição nas imagens

O texto alternativo é uma descrição detalhada da imagem, que pode ir na legenda com a #paracegover ou no campo “texto alternativo”, presente no Facebook, Instagram e na maioria das plataformas. 

Dessa forma, a pessoa com deficiência visual consegue ouvir a descrição através do leitor de tela, um recurso usado em computadores e dispositivos móveis. 

Veja abaixo um vídeo da Sondery sobre a importância da acessibilidade digital nos seus conteúdos para atrair mais consumidores:

3. Tenha uma atitude acessível

Acessibilidade não é feita só por tecnologias ou recursos físicos. Ela também é uma questão de comportamento. A regra de ouro é: se você se encontrar em uma situação em que não sabe como proceder, sempre pergunte  à pessoa o que você deve fazer. É melhor que ela te diga e você faça a coisa certa de uma vez, do que ficar criando situações constrangedoras por causa de falta de conhecimento, né? 

Veja algumas dicas do que fazer (ou não) ao receber um parceiro ou colaborador com deficiência no seu ambiente de trabalho: 

Pessoas surdas

  • Pergunte com antecedência se ela é usuária de Libras e, se for o caso, contrate um intérprete para a ocasião. É importante instruir o intérprete sobre os assuntos que serão tratados no encontro, para que ele possa estudar palavras específicas que possam não ser tão comuns.
  • Mesmo com a presença de um intérprete, pergunte se ela faz leitura labial. Se sim, fale bem devagar e dirija-se diretamente a ela.  
  • Dê preferência aos e-mails ou mensagens de texto para entrar em contato com o surdo. 

Pessoas com deficiência visual

  • Não estenda a mão para cumprimentá-lo.
  • Se precisarem andar pela empresa, por exemplo se você foi receber a pessoa na recepção para levá-la a  uma sala de reunião, não puxe-a pela mão,  mas ofereça o seu braço para que ela se apoie caso queira.
  • Se houver mais alguém presente, indique onde estão colocados em relação à pessoa com deficiência e com quem você está falando.
  • Caso utilize alguma apresentação com imagens e gráficos, descreva para a pessoa o que você está mostrando na tela.
  • Ao encerrar a conversa, despeça-se e avise-a que vai se afastar. 
  • Se ela tiver um cão-guia, não o distraia. Entenda que o animal não está lá para brincar.

Pessoas com deficiência física 

  • Posicione-se sempre em frente a ele e olhe-a diretamente.
  • Procure manter-se parado enquanto conversa com ela.
  • Nunca toque na cadeira de rodas ou a empurre sem o seu consentimento.
  • Se a pessoa tiver apenas mobilidade reduzida, pergunte se ela precisa de ajuda e como proceder.

4. Promova uma cultura de acessibilidade e inclusão na sua empresa

Para ter um ambiente realmente acessível e inclusivo, você precisa criar essa cultura dentro da sua empresa. 

Envolva o departamento de gestão de pessoas, departamento de marketing e, de preferência, uma consultoria de acessibilidade como a Sondery, que poderá avaliar a sua empresa e avaliar quais as soluções de acessibilidade devem ser implementadas e qual a melhor maneira de implementá-las, assim como promover palestras e treinamentos sobre o tema, para sensibilizar os colaboradores.

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